Foi a primeira vez na história mais que centenária do Guarany Futebol Clube e do Estádio Estrela D´alva que um jogo oficial de futebol feminino foi realizado. Jogando contra as chamadas Lobas do Esporte Clube Pelotas, o time do técnico Cléo Moura fez boa partida, mas foi vencido de virada.
O time pelotense começou melhor, realizando as principais ações de ataque. Mas, logo, o Guarany equilibrou e também chegou com boas chances à frente.
Aos 12, um momento para ser lembrado para sempre. Anotem este nome: Marinete da Rosa Paiva, ou somente Marinete, aproveitou falha da goleira do Pelotas, invadiu a área, tocou por cima de Sandy e fez o primeiro gol da história do Guarany.
Atrás no placar, o Pelotas começou a pressionar até que conseguiu empatar, aos 32. Após cobrança de escanteio, um bate-rebate culminou com a bola nos pés de Duda Martins que chutou forte, sem chances para a goleira Natália.
Logo após o intervalo, novamente após cobrança de escanteio, o Pelotas virou a partida. Desta vez, Paola Kichler aproveitou a sobra e chutou de primeira, aos sete minutos.
Destaque na partida, a goleira Natália fez, pelo menos, quatro defesas difíceis, salvando o Guarany, que ainda tentou emplacar alguns contra-ataques e empatar a partida novamente, mas a defesa adversária foi eficaz e dificultou novas ações.
A primeira equipe feminina jogou com Natália, Vivi, Luisa, Thais e Yasmin; Rutyele, Sabrina, Rayssa e Paola; Marinete e Duday. Entraram durante a partida: Paula, Girotto, Josi e Iéslin.
O Guarany volta a campo, pela segunda rodada, contra o Brasil, em Farroupilha, no próximo domingo (03), a partir das 15h.
Com chuva no primeiro tempo e sol no segundo, o Guarany venceu mais uma partida e se mantém invicto no grupo B da série A2 do Campeonato Gaúcho. Mesmo saindo atrás no placar, os alvirrubros conseguiram a virada contra o Lajeadense e mostraram a força do estádio Estrela D`alva.
Na etapa inicial, foram raras as chances de marcar para ambas as equipes, inclusive, somente os dois gols é que foram lances contundentes de ataque O Lajeadense tirou o primeiro zero do placar através de Maycon que aproveitou cruzamento de falta de Julio Cesar e desviou de cabeça, sem chances para Copetti, aos 18.
Na sequência, foi a vez do Guarany marcar, também com bola parada. Da intermediária, em uma falta pela direita, Maurício lançou na área, mas a bola caprichosamente passou por todo mundo e enganou o goleiro Thiago. Foi o empate alvirrubro, aos 33.
No intervalo, o auxiliar técnico Renato Martins – o técnico Badico estava suspenso por cartão – realizou a entrada de Diego Torres na partida
O Guarany foi quem promoveu as principais chances durante todo segundo tempo. Wallan Luan correu pela esquerda tentou chutar direto, de fora da área. A bola beijou o bico da trave. O mesmo Wallan fez um cruzamento à meia altura e Diego Torres e Andrei, por muito pouco, não completaram para o fundo das redes.
Aos 41, fez-se a justiça do melhor time em campo. Café, que entrara há pouco, fez lançamento para a meta alviazul e a defesa se atrapalhou. Dadalt tentou afastar e acabou fazendo contra, para explosão de alegria da torcida. Final de jogo, Guarany 2 x 1.
O Guarany jogou com: Rafael Copetti, Raphinha, Diego Rocha, Diego Macedo e Roger Bastos; David, Murilo, Maurício e Jorginho; Wallan Luan e Andrei. Entraram durante o jogo Diego Torres, Café, Jaime, Raul e Giovani Rosa.
Com o resultado o Guarany abre quatro pontos do segundo colocado que é o Lajeadense, com 18. Na sequência, com um jogo a menos, vem o Avenida com 17 e, em quinto, São Paulo com 12. Inter de Santa Maria (11), Guarani de Venâncio Aires (10), Bagé (nove) e São Gabriel (dois pontos negativos).
A próxima partida do Guarany é contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul, na próxima segunda-feira. A partida está marcada para as 19h.