Com a vaga garantida na série A do Gauchão 2022, o Guarany recebeu o União Frederiquense, na disputa da final da Divisão de Acesso. O jogo terminou empatado em 0 x 0 e a definição do grande campeão ficou para domingo (28), em Frederico Westphalen.
Vindo de uma batalha na decisão anterior, em que venceu o Avenida por 2 x 1 e garantiu o acesso, o Guarany teve dificuldades nos primeiros minutos de partida. Por outro lado, o União também não conseguiu realizar jogadas produtivas.
No segundo tempo, o Guarany foi melhor, teve mais lances de ataque e ficou mais tempo com a bola. Foram jogadas por todos os lados e pelo alto, tendo chegado muito perto em duas oportunidades. Mesmo assim, a partida não saiu do 0 x 0. Quem vencer o jogo de volta é o campeão da competição. Empate - não há gol qualificado - leva a decisão para os pênaltis.
O Guarany Futebol Clube está de volta à elite do futebol gaúcho. Depois de encerra a primeira fase da Divisão de Acesso como primeiro colocado do grupo B, os alvirrubro eliminaram o Brasil de Farroupilha nas quartas-de-final e, na tarde deste domingo (21), em que era obrigado a vencer o Avenida, conseguiu a vitória por 2 x 1 e realizou o sonho do torcedor.
Logo aos 14 minutos o Guarany abriu o placar. Em jogada individual de Wallan Luan, o atleta do Guarany cruzou rasteiro para a área, onde se encontrava Welder. Mas o zagueiro Luis Henrique se antecipou e fez contra.
O Guarany seguiu em um ritmo frenético e poderia ter ampliado o placar diversas vezes, mas foi o Avenida que encontrou o gol. Henrique Ávila, após bola parada, concluiu para o fundo das redes após bate-rebate. O auxiliar número 2 anotou impedimento, mas o árbitro resolveu confirmar mesmo assim e a partida foi em 1 x 1 para o intervalo.
No segundo tempo, a superioridade do Guarany se manteve. Logo a um minuto, em cruzamento de falta de Murilo, Welder de o pulo mais alto da temporada e superou todos marcadores para marcar de cabeça o nono gol dele na temporada e o gol do acesso do Guarany para a série A.
Em cruzamento pela direita, Maurício recebeu sozinho, cara-a-cara com o goleiro Vandré. O meia do Guarany chutou à queima roupa e o defensor fez uma defesa milagrosa.
Até o final do jogo, o Guarany ainda teve várias oportunidade de ampliar, mas o suficiente resultado de 2 x 1 se manteve até o fim e fez a torcida alvirrubra exaltar de alegria no Estrela D´alva.
O Guarany está de volta à série A. Finalmente.
Foto: Sérgio Galvani