Uma pesquisa recente classificou o Estrela D'alva, casa do Guarany, como o terceiro estádio mais antigo do Brasil. O primeiro foi a Boca do Lobo, da cidade vizinha de Pelotas.

O Guarany é o 13° clube mais antigo do Brasil, e o 3° do RS. Seu pioneirismo é ainda maior quando no período de junho de 1915 a abril de 1916 apenas em Bagé, Pelotas e Belém do Pará havia sido inaugurado um estádio de futebol.

Segundo o Jornal Folha do Sul, o estádio Estrela Dalva custou ao Guarany a importância de seis contos de réis. No dia 18 de novembro de 1911, a diretoria alvirrubra, liderada pelo presidente João Guttemberg Maciel, compareceu ao cartório do tabelião Luiz V. da Silva para assinatura de aquisição de área de 15.576 metros quadrados, no bairro Estrela D`Alva, para a construção de seu estádio. O terreno era de propriedade do casal Álvaro Fernandes Laranjeira e Adelaide Ferreira Laranjeira, sendo o valor pago em prestações. Os maiores colaboradores foram Emílio Guilayn e Francisco de Paula Sá.

A inauguração oficial do estádio foi em 13 de junho de 1915, na vitória de 2x1 contra o Carlos Gomes, tendo Ernesto Médici e Nenito Marques marcado os gols alvirrubros. A primeira partida noturna no Estrela D'alva ocorreu em 1952. Durante a última passagem do Guarany pelo gauchão, os refletores do estádio foram modernizados, assim como seu vestiário.

Atualmente, o Antônio Magalhães Rossell, como foi batizado, enfrenta alguns problemas de estrutura, motivados pelo tempo e pela falta de recursos. Mesmo assim, se mantém como um dos principais templos do futebol gaúcho. Sua capacidade total é de 10.000 torcedores.

Com 100 anos de história, o estádio é considerado patrimônio histórico e cultural do município de Bagé.

 

Nome Oficial: Estádio Antonio Magalhães Rossel

Endereço: Rua Gaspar Silveira Martins, 70 - Bagé (RS)

Proprietário: Guarany Futebol Clube

 

BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

© 2016 SIGA Sistemas

Guarany Futebol Clube

Rua Gaspar Silveira Martins, 70
Bagé-RS | Brasil
contato@guaranyfc.com.br