Jogando no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, o Guarany não conseguiu manter a série de invencibilidade de 11 partidas na Divisão de Acesso. Após sair atrás no placar, conseguiu o empate mas sofreu mais um gol, tudo no primeiro tempo. Apesar do resultado negativo, o alvirrubro bageense segue garantido na primeira posição do grupo B nesta rodada e já está classificado para a próxima fase.
Logo aos cinco minutos, o árbitro Nicolas das Almas marcou pênalti para o Inter. Após muitos protestos dos jogadores do Guarany, Rogerinho cobrou no canto direito de Copetti, aos oito, abrindo o placar.
Em bola parada, fundamento em que o Guarany vem trabalhando muito nesta temporada, saiu o empate. Murilo cobrou falta pela esquerda e o atacante Welder, de casquinha, desviou do goleiro adversário. Foi sétimo gol em dez jogos do artilheiro na competição.
Ainda no primeiro tempo, após bate-rebate na área de defesa do Guarany, a bola acabou sobrando para Vavá, do Inter, que chutou forte, no canto, sem chances para Copetti.
Na segunda etapa, cada equipe teve uma chance concreta de marcar. Primeiro foi o Inter-SM, com Chiquinho, que invadiu a área e ficou cara-a-cara com Copetti, mas ao invés de chutar, preferiu tocar a bola para o companheiro ao lado e deu tempo da defesa do Guarany afastar. Welder também teve uma oportunidade após rebote de ataque e chutou firme. A bola bateu no goleiro Nicolas e foi direto para a trave.
O Guarany jogou com Copetti, Raphinha, Diego Macedo, Diego Rocha e Roger Bastos; David, Robert Willian, Murilo, Maurício e Jorginho; Welder. Entraram no decorrer da partida Andrei, Jaime, Giovani Rosa e Raul
A última partida do time do técnico Badico em casa, nesta fase da competição, acontece no feriado do dia 12 de outubro, terça-feira. O jogo está marcado para as 15h e o adversário é o lanterna São Gabriel. Depois, faltará somente o confronto contra o Guarani de Venâncio Aires, para encerrar a participação no returno.