Foi a primeira vez na história mais que centenária do Guarany Futebol Clube e do Estádio Estrela D´alva que um jogo oficial de futebol feminino foi realizado. Jogando contra as chamadas Lobas do Esporte Clube Pelotas, o time do técnico Cléo Moura fez boa partida, mas foi vencido de virada.
O time pelotense começou melhor, realizando as principais ações de ataque. Mas, logo, o Guarany equilibrou e também chegou com boas chances à frente.
Aos 12, um momento para ser lembrado para sempre. Anotem este nome: Marinete da Rosa Paiva, ou somente Marinete, aproveitou falha da goleira do Pelotas, invadiu a área, tocou por cima de Sandy e fez o primeiro gol da história do Guarany.
Atrás no placar, o Pelotas começou a pressionar até que conseguiu empatar, aos 32. Após cobrança de escanteio, um bate-rebate culminou com a bola nos pés de Duda Martins que chutou forte, sem chances para a goleira Natália.
Logo após o intervalo, novamente após cobrança de escanteio, o Pelotas virou a partida. Desta vez, Paola Kichler aproveitou a sobra e chutou de primeira, aos sete minutos.
Destaque na partida, a goleira Natália fez, pelo menos, quatro defesas difíceis, salvando o Guarany, que ainda tentou emplacar alguns contra-ataques e empatar a partida novamente, mas a defesa adversária foi eficaz e dificultou novas ações.
A primeira equipe feminina jogou com Natália, Vivi, Luisa, Thais e Yasmin; Rutyele, Sabrina, Rayssa e Paola; Marinete e Duday. Entraram durante a partida: Paula, Girotto, Josi e Iéslin.
O Guarany volta a campo, pela segunda rodada, contra o Brasil, em Farroupilha, no próximo domingo (03), a partir das 15h.